terça-feira, agosto 02, 2005

mulher de fases



Eu não sei se sou uma pessoa muito normal.

Uma vez alguém me disse que eu sou como uma antena parabólica, que fica pegando tudo o que se passa, conectada com tudo, o tempo todo. Mas falta um filtro, um pé no chão.

Eu tenho um milhão de interesses. Quase todos são voltados a alguma forma artística, ou criativa. Gosto de arquitetura, claro. Gosto de decoração, de pintura, de moda, de fotografia, de trabalhos manuais, de design, de tudo quanto é tipo de desenhos, impressões, coisas gráficas, de internet, de viagens, de culturas diferentes, de escrever, de livros, de revistas. Mas também gosto de filosofia, de matemática financeira, de estatística, de culinária, de cachorros, de mato, de natureza, de cavalos, de roça, de cidade. Gosto de academia e gosto de tênis, protetor solar e trilha. Gosto de praia, de um ambiente rústico, e gosto de conforto. Gosto de coisas artesanais, feitas à mão, com mil pecinhas, e gosto de vidro, de metal, de peças limpas. Na música, gosto de mpb, de pop rock nacional, de reggae, de lounge, até de axé music, batuque, em alguns momentos de música eletrônica. Gosto de novela, de entrevistas, de documentários, de jogos de futebol, de cinema. Gosto de filmes de ação, de comédias românticas bobas, de filmes de época, de filmes de super heróis.

Gosto de muita coisa.

Sempre acho que poderia trabalhar numa boa com qualquer uma dessas coisas. Poderia ser produtora de qualquer coisa, de cinema, moda, tv. Poderia ser fotógrafa, cenografista, chefe de cuisine, merchand, poderia ser consultora de marketing, de merchandising, ou como analista financeira. Poderia ter uma escola de artes manuais, trabalhar numa ong, atuar como voluntária em hospitais. Poderia ser designer de jóias ou designer têxtil. Ou pintora. Ou florista, ou fazer álbuns de fotos personalizados.

Mas sou arquiteta.

E por mais que pense em fazer outra coisa, quando começo um projeto esqueço do mundo de um jeito que acho que nenhuma dessas outras coisas conseguiriam me fazer esquecer.

Fico tão absorvida, é como se entrasse em alfa. Esqueço de comer, esqueço de tudo. Quando se passaram horas e horas, meu marido me resgata do meu transe.

Quando estou cheia de trabalho fico tão feliz, produzindo como uma louca, cansada, preocupada, mas feliz. E quando não tenho muito trabalho, divago entre alguma dessas milhares de outras coisas que me interessam.

Agora estou numa fase bijoux. Estou produzindo muito, cada vez com mais prática. Mês passado estava numa fase academia. Passou. Ainda vou de vez em quando, mas não consigo manter o mesmo interesse. No começo do ano foram as telas. Pintei algumas. Tem duas semi prontas, olhando pra mim, esperando que a fase volte e eu resolva terminar. Tenho fases de recortar revistas. Tenho muitos, muitos recortes. Recorto de tudo, fotos que eu acho interessantes, objetos legais, uma tela que eu goste.

O problema é que as fases passam. Assim, de uma hora pra outra. Eu começo coisas e não termino. E fico triste, meio deprimida, perco o interesse. E vou fazer outra coisa. O bom humor volta e dura mais um pouco. Até que surja um novo projeto e eu mergulhe feliz na arquitetura de novo.

Não sei dizer se é melhor assim, ou se seria melhor ter muito trabalho o tempo todo, muitos projetos pra fazer. Viveria em alfa, em estado de felicidade constante, mas talvez me cansasse disso também. Talvez até essa fase passasse.

É, eu não sou normal.

Será que alguém é?
.

13 Comments:

At 3:13 PM, Blogger Lia Noronha said...

Vivian:eu entendo bem do que vc falou,porque tbem sou assim,fásica!
Tem momentos que a Literatura parece o meu mundo,e em outro preciso buscar ar bem longe dela pra sobreviver...e outras tantas fases...muito mais dos que as da lua!O ponto positivo que vejo sempre em ser fásica,é que acabamos gostando de muitas coisas,o que torna a vida mais feliz,concorda comigo?
Beijos carinhosos.

 
At 9:37 PM, Blogger Lucia Malla said...

De perto, ninguem eh normal. Ainda bem!!! :-)

 
At 11:48 AM, Blogger Vivian Massignan said...

Lia, quase sempre eu sou mais feliz assim. Só às vezes dá umas neuras. Mas elas também passam!

Lucia, se todo mundo fosse muito normal ia ser chato, né?

Flavio, vc também?! Bem vindo ao clube!

 
At 12:39 PM, Anonymous Anônimo said...

sim. Você é normal, mas é arquiteta. Me sinto assim também.

 
At 12:40 PM, Blogger GUGA ALAYON said...

e pelo jeito uma boa arquiteta

 
At 12:46 PM, Blogger franka said...

ô viva, coisa mais dificil é alguem ser assim como você - uma arquiteta que AMA projetar.
isso não é fase, é alimento, é um modo de se nutrir.
o que seria da gente se não tivessemos essas paixões, viva? umas lesmas sem graça, né?
adorei seu post. mas não queira ser nada. "ser" alguma coisa, para mim, é o mesmo que se enterrar. acaba. o melhor é sempre buscar. e, claro, se apaixonar...
beijo!

 
At 1:00 PM, Anonymous Anônimo said...

viva olhando "de fora" achei o máximo seu interesse por absolutamente tudo! gosto da maioria do que listou, embora não me envolva nem em 10% deles. o que me perturba, é quando idealizo como devo ser. daí...

 
At 1:09 PM, Blogger Vivian Massignan said...

Franka, que bom que vc veio!
Não tem como eu não continuar buscando, inventando, mudando. Não consigo não ser assim. Não seria eu.

Anna, eu me envolvo com quase tudo. Acredita? Claro que com mais ou menos intensidade dependendo do assunto, ou da fase!

 
At 6:32 PM, Anonymous Anônimo said...

oi vi,
tenho lido todos os seus textos, ou melhor, posts...
e digo, me divirto bastante com eles!!
esse ultimo então, é MESMO a sua cara!!! e sabe, que bom que vc é assim... se não gostasse de muitas coisas e inventasse muitas coisas pra fazer, daí sim ficaria deprimida!!
pelo que percebi tem muitos arquitetos lendo o seu blog. e pelo jeito a maioria deles é assim!!!! você é normal sim, do seu jeito... ou não é do seu jeito tb, vai saber...
cada um é de um jeito. graças ao BOM DEUS, né?!
beijos com saudades...

 
At 6:48 PM, Anonymous Anônimo said...

Acho essa música dos raimundos uma obra prima.

 
At 8:40 PM, Blogger Vivian Massignan said...

Guga, adorei seu blog. Acho que vc também deve ser um ótimo arquiteto normal!

Vã, que bom que vc passa aqui! Tô com saudades do 'teu jeito'!! Quando vc vem pra cá...??????

Pecus, também adoro essa música. A maioria das mulheres é meio de fases, mas acho que eu sou muito além da média... Pelo menos acho que consigo manter razoavelmente o bom humor.

 
At 1:15 AM, Anonymous Anônimo said...

Vi, vc conseguiu colocar no texto exatamente como vc é!!!!! É EXATAMENTE assim que eu te vejo, interessada por tudo um pouco... A única coisa que eu acho que vc não ia se dar bem fazendo é trabalho em hospital, o resto, tudo isso combina com vc!!!!
Quanto ao ser "normal", tudo depende do ponto de vista, mas acho que ser assim é tudo, independente de ser normal ou não...!
bjo!

 
At 1:17 PM, Blogger Vivian Massignan said...

Si, vc sabe bem o quanto eu sou de fases né?!?!?!?!

 

Postar um comentário

<< Home