quinta-feira, julho 14, 2005

supermercado



Adoro ir ao supermercado. Quer dizer, não sempre, tem dias que eu tô cansada, com frio, ou com preguiça, mas geralmente eu gosto. E, bom, eu tenho que ir. Então melhor gostar.

Gosto de ir com tempo, pra procurar tudo devagar, lembro sempre que falta alguma coisa lá do outro lado, onde eu já estive, e sempre tenho que voltar. Sou meio desligada, se não fizer lista demoro duas vezes mais. Vou fazendo mentalmente o cardápio da semana, nunca dá muito certo, eu sempre tenho que voltar 2 dias depois porque esqueci alguma coisa, mas ajuda. Mas o ponto principal da minha diversão nem é esse. Vocês já repararam como pode ser uma experiência riquíssima de contato humano e observação?

Eu não sou exatamente uma pessoa animadíssima pra falar com estranhos o tempo todo, por qualquer motivo. Na fila, por exemplo. Mas às vezes não resisto a um palpite. Se ando querendo experimentar alguma coisa e vejo no carrinho do vizinho de fila, pergunto a opinião. Se vejo alguém levando alguma coisa que eu já experimente e não gostei, também pode ser que eu dê um toque. A menos que seja alguma coisa dessas mais baratas que os concorrentes e a pessoa em questão for mais humilde, aí não. Pode ser que esteja comprando pelo preço menor, vai saber.

Bom, já ficou claro que eu reparo no carrinho de todo mundo... Mas não tem como não reparar! Você ali, naquela fila chata, tendo que esperar, já olhou tudo que tinha na gôndola pra ver se alguma coisa interessa, já leu todas as capas de revistas, vai fazer o quê? Olhar as compras dos outros, claro! E parece uma vitrine, quando o carrinho da frente vai tirando tudo e pondo na esteira do caixa, é um desfile de compras! Tudo ali, à mostra, exibido. Acho até demais. Você acaba, assim como vê o dos outros, sendo visto. Se expondo, expondo a sua vida, os seus hábitos.

Todo mundo (ou só os malucos que reparam, como eu) vai saber que eu cozinho sim, mas compro tudo já picado e pronto, desde o brócolis que já vem limpo na embalagem até a carne do estrogonofe e o peito de frango já fatiado (que eu peço pro açougueiro). E arroz de saquinhos, indispensável, pra comer com feijão preto Vapza, semi pronto. Vão saber que eu estou de regime, porque não compro porcarias (só um pacote de Bono de chocolate, pra momentos de fome desesperada do Gato) e compro iogurte light, creme de leite light e pão light, e leite desnatado. Mas ninguém deve entender nada quando vê uma embalagem de chandelle light ao lado de uma de chandelle normal (uma minha e uma dele, óbvio!).

Dá pra adivinhar se o coroa da frente é casado, se tem filhos pequenos, se mora sozinho, se vai fazer uma noitada de queijos e vinhos com os amigos ou com a namorada. Dá pra saber que a dona de casa já tem netinhos, nas compras dela tem danoninho, nuggets da Mônica e Kinder Ovo. Ontem tinha um casal bem simples na minha frente, ele provavelmente segurança, de uniforme, ela bem novinha com um bebê recém nascido no colo. Fazendo as compras do mês. Vários produtos da marca Big (é mais barato), muito arroz, feijão, óleo. Fralda descartável não tinha, devem usar de pano mesmo. Já devem ter outro filho maiorzinho, porque tinha uns biscoitos de uma marca que eu não conheço e duas latas de Toddy. No fim, na hora da conta, colocaram um pouco no cartão Big de cada um, pra caber no saldo. Fiquei até com pena, pensando como os meus problemas são pequenos, já que eu nunquinha dispensaria fraldas descartáveis, e tenho um cartão de crédito com um bom saldo. Como e quem vai pagar a conta no mês seguinte é outra história.

Já na fila do caixa ao lado, um cara com cara de bacana, bem vestido, tal, pagou a conta do moço que passou na frente dele, um mulato novinho. Não vi bem como foi (estava ocupada avaliando o casal da frente!), só reparei no final, quando o cara agradeceu muito, Deus lhe pague, tal, e o bacana falou pra moça do caixa continuar passando as dele que ele acertava tudo no final. É, quem pode pode.

Hoje não vou ao mercado. O de ontem garante uns dias. Mas tenho certeza que amanhã, depois da academia, vou passar no Pão de Açúcar do caminho de volta, porque vou lembrar de alguma coisa pro fim de semana....!
.

8 Comments:

At 4:12 PM, Anonymous Anônimo said...

viva, se tem algo que não me inspira e que faço por pura obrigação é um super. compro sempre a mesma coisa e as marcas do supermercado. tem vezes que finjo que não sou eu que tô ali.

 
At 7:04 PM, Blogger Vivian Massignan said...

Anna, eu tenho várias personalidades no super, depende do ânimo. Tem dias que eu me arrumo toda, vira um programão. Tem dias que vou de roupa de ginástica. E tem dias que não sou eu, e o meu clone vai com o moleton mais velho do armário.

 
At 7:04 PM, Blogger Lia Noronha said...

Vi:eu adoro supermercado e curto tbem cozinhar.Nada de semi- pronto,significa que já está pré-cozido? E os nutrientes?Feijão então nem se fala,eu amo o cheirinho do feijão cozinhando...deve ser por isso que eu esteja indo pra roça!rsrs
Chama o gato pra ir junto,vcs dois podem curtir as compras ,e depois até cozinharem juntos?
Bjus carinhosos e obrigada pelo carinho de sempre.

 
At 7:17 PM, Blogger Vivian Massignan said...

Lia, nada é perfeito na vida. O Gato tem muitas qualidades mas odeia super e passa longe da cozinha... E semi pronto é limpo, lavado e picado!

 
At 10:20 PM, Anonymous Anônimo said...

Menina, eu gostei muuuuuuuuuuuuito daqui. Muito mesmo. Muitão!
Eu não gosto de supermercado, acho cansativo. Mas quando vou, faço como você. Reparo em tudo. É bom ser reparadeira. A gente aprende mais. :-)
Beijo!

 
At 5:20 AM, Anonymous Anônimo said...

É chato mas é divertido.

 
At 4:25 PM, Blogger Vivian Massignan said...

Flávio, o ministério da Saúde adverte: disposição para ir ao mercado faz bem à saúde. E os light são porque estou fazendo dieta, e juro, são ótimos. Não perdem nada pros convencionais, e ainda tem menos gordura e açúcar, o que também faz bem pra saúde!!!

Karina, que bom que vc gostou. Eu também adoro seu blog. Tem dias que eu sou beeeeem reparadeira, tem dias que estou fora do ar.

Pecus, quando for chato, faça ser divertido!

 
At 6:23 PM, Anonymous Anônimo said...

ah, os supermercados de Campinas! :-)

 

Postar um comentário

<< Home