sexta-feira, outubro 07, 2005

Proibir o quê???




Eu realmente estou me empenhando em entender o que se passa na cabeça das pessoas que prentendem votar Sim ao referendo. Mas ainda não consegui.

Primeiro vamos esclarecer: o referendo não é contra o desarmamento, é contra a proibição do comércio de armas, que é muito diferente. Essa idéia de que a quantidade de armas vai diminuir proibindo o comércio legal, infelizmente é uma utopia. Não vai promover desarmamento nenhum, porque quem está mal intencionado sabe muito bem onde conseguir armas ilegais.

Olha, eu também não concordo com armas, acho horrível. Seria ótimo se elas não existissem, se a população realmente se desarmasse, todo mundo. Mas isso não vai acontecer. E a questão não é essa. É muito, muito mais profunda, é uma questão de cerceamento de direitos.

Existem estatísticas dos crimes com armas, que realmente são altas. Mas quem matou quem? Com uma arma legal ou ilegal? Não estão separando pessoas pacíficas que tem armas de policiais, bandidos e traficantes.

No seu blog, Pecus disse que armas legais abastecem os bandidos. Só que os números não batem. Bandidos não seguem leis, não compram armas em lojas. Só 1,4% das armas do país são compradas em lojas, são 3 mil armas legalizadas por ano, contra 8 milhões clandestinas. Vocês acreditam que os bandidos tem só isso? E as AR15, as metralhadoras, os fuzis, eles roubaram do cidadão que comprou na loja? Acho que não. O fato é: bandido não respeita leis, e tem acesso a armas. Acreditem, eu conheço um cara (que não é bandido) que não teve NENHUMA dificuldade em conseguir uma arma ilegal. Então qual é o ponto de proibir as legais? Que vai ter registro, nome do comprador e exige curso de tiro? O que podia ser feito, proibindo o porte de arma (não a posse) e exigindo treinamento de quem quer comprar, já existe. Só que ninguém prende os traficantes do Rio que sempre aparecem na TV armados até os dentes em plena rua, apesar de ser ilegal.

Proibir não vai mudar nada, infelizmente. O comércio vai continuar existindo, agora TODO ilegal. E as "pessoas de bem" não vão ter DIREITO a defesa nenhuma, pelo menos não legalmente. Defesa essa que a polícia não garante, diga-se de passagem.

A grande pergunta não é a que está sendo feita. Como disse a Veja, a pergunta correta do referendo deveria ser:
Você aceita abrir mão do seu direito de comprar legalmente armas de fogo e munição?

Eu voto NÃO.

Dois dados importantes:

Inglaterra, primeiro mundo e muito mais civilizada, com menos marginais e delinquentes. Quando as armas foram proibidas houve um grande aumento em assaltos residenciais a mão armada, inclusive com grande aumento da violência, pois os assaltantes não se intimidavam se havia ou não pessoas dentro de casa. É como por uma faixa dizendo: sou da paz, não tenho armas, estou indefeso, podem vir me assaltar!

Fiquei chocada quando li que 20% melhores armas apreendidas na campanha pelo desarmamento foram "roubadas"...... por criminosos........................................
.

7 Comments:

At 11:44 AM, Blogger Lia Noronha said...

Vivian:tbém voto Não.Principalmente porque se as vendas forem proibidas,as armas serão traficadas e renderão mais fontes de rendas para os bandidos!
Beijos carinhosos.

 
At 11:45 AM, Blogger Lia Noronha said...

Vivian:fiquei feliz que tenha aparecido nesta sexta-feira.
Vê se não some tanto...saudades dos seus posts tão atuais e oportunos!
Bom fim de semana e beijos mil!!!

 
At 12:10 PM, Anonymous Anônimo said...

Oi Vivian,

Legal teu Blog...estava dando uma visitada nele..

Sobre o desarmamento, sou TOTALMENTE contrario não só ao desarmamento como a este referendo absurdo que o governo quer fazer gastando ainda mais o nosso dinheiro. A questào fundamental é que a venda de armas, queira ou não vai continuar, a diferença é que os traficantes, além de vender drogas, vão vender armas também..(como se isso já nào estivesse acontecendo).

O que o país precisa de verdade é fazer cumprir as leis existentes, acabando com as impunidades, e dar mais educaçào a este povo, que é o que mais precisa.

Bem, se formos discutir isso teremos papo por muitas horas, e ai, teria que ser em uma mesa de bar...Como já disseram uma vez.."Pena que todas as pessoas que sabem como resolver os problemas do mundo estejam neste exato momento sentados em uma mesa de uma bar tomando cerveja"..

Bjs,


Augusto

 
At 3:49 PM, Anonymous Anônimo said...

A proibição dificulta o acesso e aumenta o preço, mesmo no mercado negro. É a mão invisível do mercado. Armas são duráveis, duram fácil 50 anos.

 
At 1:56 AM, Blogger Vivian Massignan said...

Lia, vou tentar aparecer mais!

Augusto, seja bem vindo!

Pecus, essa discussão vai longe. Te mandei um texto por email. Estou em campanha!!!

 
At 7:11 PM, Blogger Jôka P. said...

VIVA, eu voto NÃO !!!
NÃO !
NÃO !
No NO, NANETTE !!!

 
At 5:52 PM, Anonymous Anônimo said...

Viva Vivian !
Sempre vejo você lá no "Caminhar", da Laura e hoje resolvi conhecer o seu Blog (parabéns; é mto bom, viu?).
Sei que m/ opinião não tem uma maior importãncia até porque o referendo já aconteceu e o resultado já é conhecido. De qualquer forma gostaria de deixar registrado que você foi uma das pessoas que abordou o assunto com maior clareza e objetividade. Concordo em absoluto com você e com todos que votaram pelo NÃO.
Um abraço.

 

Postar um comentário

<< Home