sábado, agosto 13, 2005

concerto ao ar livre



Fiquei meio sumida esses dias por que minha mãe veio passar uma semana aqui.
Acessei bem pouco a web, fiquei bem pouco na frente do computador. Bom pra dar uma mudada de hábitos por um tempinho.
Ela não ia ficar tantos dias, mas vimos na tv que na quinta feira à noite teria uma apresentação da Orquestra Filarmônica de Israel aqui em Campinas, e o melhor, free! Na Praça Arautos da Paz, que é uma parte nova enorme, feita pra eventos ao lado do Parque Taquaral, acho que foi o primeiro evento grande feito lá. Foi uma apresentação ao ar livre, entrada gratuita, pra trazer um pouco de cultura pro povão. Não deu pra resistir, ela ficou mais uns dias e fomos ver.

Simplismente lindo. Um show. O maestro Zubin Mehta e seus 110 músicos fizeram valer cada minuto lá. Levamos dois almofadões pra sentar na grama, chegamos tarde, já tinha começado. O Gato nos deixou lá, não tinha onde estacionar. Muuuuita gente. Mas o mais impressionante foi ver o nível da galera. Casais, famílias com crianças, idosos, estudantes, todo mundo em silêncio! Até os ambulantes que passavam no máximo sussuravam o que estavam vendendo. Muita gente levou cadeiras de praia de plástico, banquinhos, almofadas. Nós conseguimos sentar num lugar ótimo, deu pra ver bem, confortáveis nos almofadões. A noite tava linda, um friozinho bem suportável, céu limpo, lua. Todo mundo muito educado, não vi uma baixaria, uma confusão. Realmente, coisa de primeiro mundo. Tá certo que apesar de a prefeitura ter liberado vários ônibus pra lá, o povão, mesmo, não foi. Quanto mais se afastasse do palco mais descia o nível da galera, começava a ter conversinhas, bagunça, falação. Normal. Mas quem tava assistindo mesmo, interessado, em silêncio, era um pessoal mais classes A e B, no máximo um C. Não adianta, povão gosta de muvuca. Mesmo trazendo música clássica da melhor qualidade, uma das melhores orquestras do mundo, e de graça, sem educação esse povo não dá valor. Se pusesse uma Tati Quebra Barraco lá aposto que lotava duas vezes mais. Enfim.

Adorei a experiência. Eles se apresentaram em Curitiba um dia antes, no teatro Guaíra, e o ingresse da platéia era R$300,00!!!! Muita sorte essa apresentação por aqui. E sorte que Campinas não tem nenhum teatro grande, então a opção era fazer um evento assim, gratuito e ao ar livre. Sabe que eu achei até mais interessante do que num teatro? A gente tem mais contato com as pessoas, dá pra observar os comportamentos, gosto desses eventos culturais pras massas. Tomara que a prefeitura se anime e não seja o único! Aí eu chamo a minha mãe pra vir de novo quebrar a minha rotina e ir comigo assistir.

obs. 1: O cabelo do Zubin Mehta tá bem mais branquinho agora, acho que a foto é meio antiga.

obs. 2: Pena que esqueci de levar câmera fotográfica. Teve uma cena hilária, um vendedor ambulante vendendo... uísque! Numa bandeja ele tinha vários copos de plástico desses baixos e largos, com gelo, fazendo um círculo em volta de algumas latas de energético, e uma garrafa de Red Label na mão. Ele não falava nada, só ia passando, o cheirinho de uísque ia avisando que ele tava por ali. Só vendo pra crer!
.

5 Comments:

At 6:13 PM, Anonymous Anônimo said...

Programão. Outro dia fiz isso no Ibirapuera. Era o Winton Marsalis. Levei uma garrafinha de vinho e sanduichinhos. Foi demais.

 
At 7:46 PM, Blogger Lia Noronha said...

Vivian:estava com saudades de vc no meu Cotidiano.
A música clássica é must!
Bom Domingo.
Beijos carinhosos.

 
At 8:53 PM, Anonymous Anônimo said...

oi vi!

por acaso essa praça aí é aquela que eu tinha perguntado o que era?

(bah, provavelmente é...)

eu tava vendo o jogo da ponte x corinthians e decidi que a próxima vez que eu for aí pra campinas eu vou num dia em que tenha jogo da ponte.

só não sei ainda quando... talvez no fim de setembro, que tal?

o pai adorou o presente dele. acho que ele vai gostar!

beijo!

 
At 8:55 PM, Anonymous Anônimo said...

tipo, nao teve muita lógica a última frase...

ficou estranha :p

 
At 1:10 PM, Blogger Vivian Massignan said...

Denise, eu também não sou muito informada, mas passou várias vezes na tv...

Pecus, é legal, né não? Eu adorei.

Lia, já passo lá pra te dar um oi!

 

Postar um comentário

<< Home