sábado, outubro 22, 2005

mulheres descontroladas



O Wilma ataca. Perdeu um pouco de força, baixou de 5 para 4 na escala-do-pior-possível. Mas ainda está lá, ameaçador, ou ameaçadora. Todos os furacões tem nome de mulher. Já ouvi muitas piadinhas a respeito, tipo "começa quente e úmido e termina frio e seco", e outras que não lembro, mas pensando bem faz sentido.

Homens são muito controlados. A maioria é. Não estamos falando de gorilas agressivos com testosterona alterada, mas de homens normais. Pelo menos todos que eu conheço, tipo pai, irmão, marido, cunhados. Todos calmos.

As mulheres, às vezes são controladas, mas tem uma enorme capacidade de perder o controle. E acho sinceramente que isso é muito saudável. Faz bem soltar os bichos de vez em quando. Dar pitis. Subir nas tamancas. Rodar a baiana. Ter crises de choro. Eu, pessoalmente, acho que levo as coisas até mais a sério do que deveria em muitos casos. Comecei a perceber isso depois que algumas pessoas deram um toque, e comecei a pensar: se fulana E sicrana E beltrana disseram isso, vai ver elas tem um pouco de razão. Então, hoje, tento não levar tudo tão a sério, e não ser sempre tão civilizada e cordata, mas nem sempre eu consigo.

Hoje entrei no 02 neurônio, que eu adoro mas fazia um tempinho que não visitava. E achei um texto muito bom da Nina Lemos, que fala bem sobre isso. Aí vai:

Manifesto a favor do descontrol!

É muito legal ser controlada. Eu, depois de anos, acho que até sou. Só que ás vezes a gente olha em volta e vê tanto, mas tanto controle que... sente falta do descontrol! Falta passionalidade nesse mundo tão politicamente correto, desabafou um amigo outro dia pelo telefone. Ele ta certo.

Então, esse é um manifesto pelo direito ao descontrol. Quer dizer, mais que pelo direito. Venho aqui clamar o descontrol e acender uma vela para ele. Que bom que ainda sentimos coisas embaralhadas, que bom que temos ciúme, raiva, amor e paixão. Que bom que gritamos na pista! Que bom!!!

Acho bom, até, nesse momento, que vez ou outra a gente sinta tanta raiva, mas tanta raiva, que até bata o telefone na cara de alguém. Que a gente grite quando está com raiva. E não seja exageradamente educado quando a gente não está afins de ser.

Ser superior (não, não esqueci da minha musa mulher superior) é também poder sentir! Eu quero sentir!!!!! E pra sentir amor, preciso sentir raiva. E pra sentir raiva preciso sentir amor. Ta, é psicologia barata descontrolada, mas esse é um manifesto pelo descontrole, então, escrevo sem me policiar.

A gente precisa parar de se policiar.

A gente precisa parar de ser cordato o tempo todo.

Nada como uma emoção bem de verdade gritada, nem que seja "um nunca mais quero te ver", mas que também seja um "eu te amo", dito pra pretê, amigo ou bicho de estimação.

As terapias orientas e florais não vão eliminar nosso direito de sentir. E eu, que não acredito nem em floral nem em terapia oriental, continuarei celebrando o descontrole. E a psicanálise. Que Freud a salve.


Concordo com ela. Acho ótimo quando a gente consegue ter uns acessos de raiva, demonstrar mais, sentir mais intensamente, viver mais. Nem sempre isso acontece, mas que estou precisando, acho até que estou.
.

10 Comments:

At 8:48 PM, Blogger Lia Noronha said...

Vivian: que vontade de sair gritando e dando socos depois de ler esse texto!
Será que sou descontrolada?rs
Bom Domingo e beijinhos carinhosos nesta semana que se inicia.

 
At 3:52 PM, Blogger Laura_Diz said...

Amém. abs, laura

 
At 12:06 PM, Anonymous Anônimo said...

Viva, tenha seus acessos de raiva longe do 38, hehehe.

 
At 7:46 PM, Blogger Jôka P. said...

Oi, VIVA !!!
você é uma mulher à beira de um ataque de nervos ???
É uma descontrolada ?
Um beijo de Copacabana.
:)
JÔKA P.

 
At 9:49 PM, Blogger Lia Noronha said...

Vivian: adorei a sua visita hj ao meu Cotidiano...isso prova que vc está Viva...porque apareceu!rs
beijinhos carinhosos e boa noite.

 
At 1:07 PM, Blogger renata penna said...

Vivian, viva, viva o descontrole! Não há nada melhor na vida que perder-se do normal... e ser de fato!
Encontrei o seu blog numa viagem nada controlada de link em link... que surpresa agradável! Vou dar um pulo aqui sempre que der... bjo!

 
At 2:27 PM, Blogger Vivian Massignan said...

Lucia, isso aí, ninguém tem nada a ver com nossos pitis!

Lia, acho que estar descontrolada é melhor que ser descontrolada, certo?

Laura, hahaha!

Pecus, don´t worry, não tenho nenhum!

Terragel, seja bem vinda, vou te visitar sim.

Jôka, acho que sou menos do que devia...!

Renata, apareça sim!!!

 
At 2:19 PM, Blogger Lia Noronha said...

Vivian: obrigada pelo carinho de sempre no meu Cotidiano,ok?
Te mando o e-mail com o passo a passo do anti-spam.
Bom sábado pra vc e beijos bem carinhosos.

 
At 8:31 PM, Blogger Luma Rosa said...

Eu? Descontrolada? Mágina! Bom fim de semana! Beijus

 
At 3:02 PM, Blogger Lia Noronha said...

Vivian: ainda está descontrolada???rsrs mas pelo menos as letrinhas agora controlam que pode entrar sem problemas por aqui,não é mesmo?
te desejo um semana bem legal,ok?
Beijos bem carinhosos amiga.

 

Postar um comentário

<< Home