terça-feira, novembro 01, 2005

a arte do desapego



Todas nós, mulheres, temos muito mais roupa do que precisamos. E quase sempre mais sapatos, bolsas e bijoux, eu mesma tenho um armário bem recheado. Claro que nunca usamos tudo. Tem aquelas peças preferidas, que usamos pelo menos um vez por semana. Tem as especiais, que usamos pouco, mas usamos, em eventos sociais, baladas e afins. E tem as que não usamos e ponto final. Ou por que não servem mais, mas achamos que vamos emagrecer, ou porque achamos que talvez um dia vamos querer usar, mas sempre que provamos deixamos pra lá e trocamos por uma das preferidas.

E isso não é exclusividade das roupas, acontece com outras coisas. Coisas que vão se acumulando, se tornando quase invisíveis e preenchendo espaços com sua inutilidade.

O curioso é a dificuldade de se desfazer dessas coisas. A gente se apega a tudo. A roupas, a papéis, a revistas velhas, a cds que já não ouvimos mais, a um objeto qualquer de decoração que nem gostamos mas está lá, a um carro, a um imóvel que nem é nosso. Isso é absurdo, mas acontece com quase todo mundo, em maior ou menor grau. Talvez para alguns seja algum medo inconsciente de não ter mais essas coisas materiais, para outros um apego a uma época que já passou e o objeto faz lembrar. Existe sempre muita aversão a mudanças, a maioria das pessoas fica numa inércia e tende a deixar tudo como está, mesmo que esteja ruim. Acho que isso serve também pra essas quinquilharias que acabam sendo guardadas só por falta de uma ação inicial de fazer a faxina. E a capacidade de acumular tralhas, essa todo mundo tem.

Eu tento ser desapegada, mas é difícil. No meu caso, é impressionante a quantidade de papéis acumulados. Por mais que faça desovas periódicas, em um mês já juntou tudo de novo. Roupas então, que dificuldade. Eu chego a separar coisas pra dar e elas ficam numa sacola, na área de serviço, por meses.

Bom, esse ano foi um caso especial. Eu estava acima do peso, sabia disso, e me recusava a jogar tudo o que não me servia fora e comprar coisas maiores. Tinha peças que não me serviam há 3 anos! Encarei um tratamento, e 8 kgs a menos depois, a maioria já me serve de novo. Foi uma coisa sensata, eu consegui cumprir minha meta, mas falando sério, na maioria dos casos isso não acontece. Eu tô pra ver uma mulher que nunca guardou roupas "pra quando eu emagrecer" que nunca mais foram usadas. A neura chega a tanto que eu já cheguei a pensar em comprar uma roupa apertada pensando que "daqui a pouco eu vou estar mais magra e vai servir".

Bom, depois desses 3 anos praticamente sem uma faxina séria no armário, acho que chegou a hora. Vou aproveitar e fazer junto com a dos papéis. Agora que o peso tá controlado e eu não pretendo sair dele nem pra menos nem pra mais (talvez um meio quilo a menos no verão, vai), dá pra pensar seriamente no que eu uso mesmo e no que só ocupa espaço.

Nos momentos de dúvida eu tenho uma técnica. Reservo uma prateleira pro purgatório das roupas. Deixo lá, com um prazo, se não usar em 3 meses (pode aumentar pra 6 nos casos de ter que esperar vir outra estação), tenho que me desfazer. Às vezes ensaio, tento usar, experimento, mas na hora de sair acabo trocando. É a prova definitiva que não dá mais. Vai pro próximo passo, a sacola da área de serviço...!

Falando sério. Com 8 kgs a menos eu tô mais leve, nos dois sentidos, físico e psicológico. E acho que treinar esse desapego vai me deixar mais leve ainda. Parece que quanto menos a gente tem que carregar, mas fácil fica a vida. Então, vou tratar de diminuir esse fardo. Desse mês não passa. UFA!
.

18 Comments:

At 4:53 AM, Blogger Lucia Malla said...

Esse post caiu como uma luva, pq justamente hoje eu estou com uma dessas roupas q ficaram anos e anos empoeirando no guarda-roupa, num limbo. Entretanto, o veredito jah estah feito: vai pro lixo. Ficou horrivel em mim! Como eu guardava hah tanto tempo, nao sei. :-)
Bjs.

 
At 4:32 PM, Blogger Jôka P. said...

VIVA !!!
você tem um ladinho assim... meio IRENE, aquela perua cheia de roupitchas da novela América, né ?

Eu dou sempre roupa pros porteiros.
Pra mim, uns jeans, e um ou dois paletós são mais do que suficientes.
Tudo Diesel e Armani, lógico.
Mas bem pouquinho.
Detesto armário entupido.
Entope a vida.
:)
Bjs,
JÔKA P.

 
At 6:32 PM, Blogger franka said...

arrumar gavetas:
quer terapia melhor que essa?

 
At 12:58 AM, Anonymous Anônimo said...

Ah! Ah! Me matei de rir com este texto porque eu estou na faze da sacola .So que eu deixo no porta mala do carro . Eu tambem estou na luta contra os pneus.

 
At 3:43 PM, Blogger Lia Noronha said...

Vivian: tem mesmo aquelas roupas e objetos que guardamos com tanto apêgo...que chega a fazer mal.
Mas,outros a gente gosta mesmo...e sabe que não ficaria legal em mais ninguém!rsrs
hj mesmo eu is colocar um post sobre vaidade Feminina...com essa chuva que desanima deixei para amanhã...mas eu acho que tem tudo a ver com mulher...guardar...comprar,fazer umas doações ,e depois comprar muito mais!
Beijos carinhosos...e não some tanto tempo...precisamos vir no Viva nos atualizarmos sempre!
Boa tarde de quinta-feira!

 
At 11:02 AM, Blogger Laura_Diz said...

Eu sou como o joka, me desfiz de mta coisa, hoje tenho pouca roupa e repito muito, nem ligo, gosto de usar, preto, branco e vermelho e só. Pouco azul, me sinto bem de preto e vermalho e só. hihihi olha o Fenh chui recomenda renovação sempre e boa sorte! bj laura

 
At 5:36 PM, Blogger Lia Noronha said...

Vivian: que bom ter passado no meu Cotidiano...estou com saudades dos nossos e-mails mais frequentes!
Beijos carinhosos e uma semana mil...

 
At 6:02 PM, Anonymous Anônimo said...

Parabéns pela determinação e pelos 8 kgs a menos.
Todos somos como você: trecos, trecos e mais trecos...
Você comentou que todo o mundo tem aversão a mudanças. Lembrei então que nós já nascemos berrando, certamente com a maior aversão à 1ª das n/mudanças. Creio que se bébé pudesse falar, diria: "Não quero sair daqui. De jeito nenhum!"

 
At 10:40 AM, Blogger renata penna said...

Ai... mas esse desapego é difííícil... eu nem me arrisco a dar uma olhadela pra ver qtas roupas (e outras coisitas mais) tem no meu armário q já não me servem pra nada. Bom, a não ser pra me significar, pra me dizer, pra me expressar, de alguma forma. O que sou ou o que fui. Eu, de qualquer forma. Ai, pirei. Fui!

 
At 7:59 PM, Blogger Lia Noronha said...

Vivian: recebeu os meus e-mails?
estou te desejando um fim de semana maravilhoso,ok?

Beijos mil.

 
At 5:52 PM, Blogger Lia Noronha said...

Vivian: estou com saudades...beijos carinhosos e ótima quinta-feira pra vc.

 
At 1:55 PM, Anonymous Anônimo said...

Desapegou-se do blog?

 
At 9:15 AM, Anonymous Anônimo said...

vai continuar atualizando o blog durante a viagem?

beijo

 
At 11:26 AM, Blogger Lia Noronha said...

Vivian: estou com saudades....recebeu os meus e-mails?

Beijos bem carinhosos e uma feliz quinta-feira.

 
At 9:48 PM, Blogger Isis B. said...

viva:
Eu fiz dia desses uma limpeza no armário e nem pude acreditar no que saiu dali...
Fiquei feliz e orgulhosa de ti e dos teus 8 kilos a menos.
Para ver como tem coisas que a gente não precisa, mesmo!
beijos
Clementine K.

 
At 11:49 AM, Blogger Laura_Diz said...

Viva, cadê vc?: desapegou-se do blog? hihi pecus tem cada uma...
está viajando?
desde novembro, nadinha...
abs, laura

 
At 7:32 PM, Anonymous Anônimo said...

Oi, Viva,
Onde andas, criatura de Deus?
Emagreceste tanto que resoveu sumir?
Apareça!
beijos
fernando cals

 
At 3:21 PM, Blogger Ritoca said...

Oi Vivian!
Gostei muito do seu blog. Me vi em muitos momentos do seu post sobre a faxina de fim de ano.
Parabéns!
Feliz 2006!
Bjs,
Ritoca

 

Postar um comentário

<< Home